Texto de Torcedor #04 - Tâmisa Garret

Sim, SOU VASCAÍNA... muito prazer!

Muitos não compreendem porque de tanto amor, muitas vezes me criticam: "Como uma garota tão linda e inteligente pode ser tão fanática por um time de futebol? Esses jogadores nem sabem que você existe. O que você ganha com isso?"

E por ai vai, me chamam de vice, de doente, de fanática, de louca...

Não me importo com os vices, afinal fomos os últimos eliminados. Muitos outros vices virão, mas eu sempre terei a certeza que o meu time é tantas vezes campeão.



Meu time é chamado de GIGANTE, tem um estádio como monumento, tem como presidente o maior artilheiro. É o time que deu a virada do século, saindo de uma segunda divisão como o time com a melhor campanha do país, além de campeão da Copa do Brasil.

Doença? Fanatismo? Loucura? Pra alguns pode ser chamado assim, por mim é chamado de AMOR INFINITO! O que eu ganho em amá-lo tanto? Eu até poderia tentar, mas dispensa-se qualquer tipo de explicação, pois o que sinto ultrapassa qualquer tipo de entendimento, principalmente para aqueles que não querem entender.

Eu grito e canto até não mais aguentar, pulo, sinto um frio no estômogo em momentos decisivos, sinto um arrepio de medo ou de emoção, sorrio, choro de alegria ou de tristeza. 

Mas a cada jogo vou renovada, sem me importar com o resultado do jogo anterior, afinal futebol tem lá os seus mistérios e surpresas.

Mas jamais te abandono, tenho fé, esperança e te transmito toda minha boa energia toda vez que entras em campo, sendo qual for a porcentagem de chances.. pois o meu time é o TIME DA VIRADA. Está CONTRA TUDO E CONTRA TODOS! o resto é o resto, o resto é plágio.

Meu time se diverge dos demais times cariocas, ele tem nome e sobrenome, não sendo mera vocação barrista. VASCO DA GAMA, herói de existência real mas que se tornou mito por sua história.

E mesmo com um nome grande e composto de sobrenome, nós torcedores não precisamos recorrer a subterfúgios como "apelidos" monossilábicos ou dissilábicos para que caiba em seus gritos de guerras.

Abafamos qualquer "apelido" com o nosso simples: VAAAAAAAAAAAASCOOOO....!

O cruzmaltino é único em meio a tantos alvinegros, tricolores, rubro-negros e qualquer outro que se identificam por cores por todo o país. Nossa identidade se dá pelo nosso símbolo, a Cruz de Malta que o identifica e o diferencia dos demais.

Enquanto os outros times nasceram de portugueses fascistas que almejavam ser ingleses, nós surgimos em 1917po aqueles ques tinham ORGULHO da ORIGEM NEGRA/ ESCRAVA, SUBURBANA!

O primeiro a escolher, a acolher e a dar voz de forma igualitária aos jogadores negros.

O sonho e os ideais de um Brasil igualitário entre raças e classes sociais que ainda lutamos teve início, indiscutivelmente, no CRVG!

Tudo o que conquistamos foi a base de muita luta, sem apoio da imprensa e/ou Estado, tivemos sedes inúmeras vezes destruídas mas, construimos nosso Caldeirão. Nosso maior exemplo de superação, essa é a nosso história.

São por esses exemplos de superação, igualdade, fé e esperança que eu te sigo, que te amo e te apoio incondicionalmente.

Meu orgulho se chama Vasco da Gama.

É simplesmente uma honra fazer parte da nação mais linda: a NAÇÃO CRUZMALTINA!